Voluntários Educadores

Voluntários Educadores

A maioria das escolas públicas da capital paulista trabalha com música em seu calendário letivo, oferecendo aulas e oficinas culturais, geralmente prestadas por voluntários ou professores de música, através de projetos desenvolvidos por leis de incentivo ou isenção fiscal de impostos municipais, estaduais e federais.

O CEU PAZ localizado na Rua Daniel Cerri n° 1549, no Jardim Paraná em São Paulo é uma destas escolas públicas que desenvolve oficinas de flauta doce, ministradas pelo educador voluntário Ailton Rios. Além dos esforços de Ailton e outros colaboradores, as escolas recebem em seu teatro, anexo às instituições, apresentações artísticas de projetos culturais e sociais, como por exemplo, o espetáculo da Orquestra de Sucata, que leva um novo conceito de sustentabilidade e responsabilidade ambiental através da música, onde cada um é importante e pode fazer a diferença no local onde vive.

Utilizando instrumentos alternativos, confeccionados de sucata e material reciclado, a orquestra leva até as crianças e jovens, oficinas e apresentações artísticas gratuitas, além de oferecer suporte através dos tutoriais na internet, que auxiliam na construção destes instrumentos, proporcionando a continuidade dos trabalhos pelos alunos e professores em  sala de aula de aula e fomentando a criatividade no processo dos indivíduos em formação.

Através do Pronac 177672 realizado em 2018 e 2019, o projeto Orquestra de Sucata em parceria com o Grupo Aldo, empresa de postos de combustíveis com sede em Cuiabá/MT beneficiou 25 mil crianças e jovens com 50 apresentações didáticas e gratuitas, aplicadas diretamente nas escolas públicas em regiões periféricas de São Paulo, buscando a acessibilidade democratização.

Visite o site oficial do projeto ou acesse as redes sociais para maiores informações e saiba também como levar as apresentações até a sua escola ou município.

Leave a Reply