DVD ao Vivo em 2020

DVD ao Vivo em 2020

Beneficiada pela lei de incentivo fiscal do estado de São Paulo, através do PROAC ICMS n° 28.197 e o apoio de empresas privadas, entre elas o Grupo Aldo, Transportadora Cristal Mais Doce LTDA e Açucareira Boa Vista, a equipe formada por 07 músicos e 08 técnicos apresenta o projeto de gravação do 1° DVD ao vivo para 2020.

A Orquestra utilizará seus instrumentos alternativos, confeccionados de sucata e materiais reciclados, reforçando o conceito de sustentabilidade e responsabilidade ambiental, onde cada um é importante e pode fazer a diferença no local onde vive.

Para reforçar o conceito e interpretar as 10 canções inéditas e autorais previstas para a gravação deste DVD, a Prof. Dórémi Ecológica vêm agregar um papel fundamental, interagindo com o público e apresentando o conceito para a sociedade. Neste projeto, a cantora e apresentadora está preparando junto da equipe responsável um novo visual e roteiro exclusivo, pois este material servirá de suporte para os futuros trabalhos desenvolvido pela Orquestra de Sucata.

O projeto de gravação, ainda em fase de captação dos recursos necessários, ainda não tem data e local estipulado para execução, mas será direcionada para um teatro anexo a escola pública da capital paulista, assim como as 12 apresentações previstas para o lançamento do DVD, buscando o público alvo do projeto, democratização e acessibilidade para todos.

Sinopse da Obra / Repertório do DVD

  1. Hino da Sustentabilidade
  2. Rap Reciclado
  3. Eu Faço Música
  4. Samba Natureza
  5. Família Pato
  6. Parabéns Galera
  7. Reciclatrônica
  8. Tudo Se Transforma
  9. Batucada Reciclada
  10. Nosso Maior Tesouro

Objetivos Específicos

  1. Promover o desenvolvimento educacional através da música e da cultura por meio de um espetáculo didático e interativo, gratuito e livre para todos os públicos;
  2. Apresentar o conceito de sustentabilidade e responsabilidade ambiental, destacando que cada um é importante e pode fazer a diferença no local onde vive;
  3. Utilizar sucata e material reciclado para produzir um DVD de música, unindo arte, educação e o cuidado com o meio ambiente;
  4. Incentivar a criação de instrumentos musicais alternativos e utilização de sucata para outros fins, contribuindo para a manutenção de um planeta limpo e sustentável;
  5. Disponibilizar um DVD com 10 músicas educativas que incentivam a preservação do meio ambiente de forma gratuita na internet, servindo como material de estudo e fomentando a cultura e a criatividade das crianças e jovens, por meio da continuidade dos trabalhos em sala de aula, aproximando a escola dos pais, alunos, professores e comunidade social;
  6. Utilizar deste DVD para os futuros projetos desenvolvidos pela Orquestra de Sucata nas escolas e comunidades beneficiadas pelo projeto.

Potencial e Relevância do Projeto

A principal proposta do espetáculo apresentado pela Orquestra de Sucata é provocar o público através da música e da cultura, sobre a responsabilidade de cada indivíduo no cuidado com a natureza e o meio ambiente, ressaltando a importância da coleta seletiva do lixo e da reutilização de produtos e materiais para outros fins. Acreditamos que inserindo essa cultura no processo de formação da população, principalmente às crianças e jovens, estaremos conscientizando e transformando o futuro do nosso planeta.

A produção do DVD incluirá a elaboração dos instrumentos musicais alternativos que serão utilizados pela orquestra de sucata, confecção e montagem de um cenário inédito que acompanhará os espetáculos, confecção do figurino, 10 ensaios incluindo os músicos e integrantes da equipe técnica, planejamento da iluminação, sonorização, confecção das artes das capas, gravação de 10 trilhas musicas inéditas ao vivo, mixagem, masterização, edição dos vídeos, finalização e 10 apresentações de lançamento.

Primeiramente os instrumentos musicais alternativos confeccionados de sucata e material reciclado serão posicionados no palco, determinando sua posição em forma de orquestra sinfônica. Entre os instrumentos alternativos utilizados se encontra o piano de garrafas, flauta doce e flauta transversal de cano PVC, violão de tábua e forma de pão, guitarra de lata de tinta, contrabaixo de carrinho de mão, xilofone de cano PVC, saxofone de PVC, pandeiro de madeira e garrafa pet, tambores de lata e galões de óleo, pratos de tampa de panela, surdo de pneu, caixa acústica de latas, pedestais e suportes em plástico PVC e diversos instrumentos de percussão utilizando outros inúmeros materiais reciclados.

Estes instrumentos misturam-se ao cenário composto por inúmeras latas de diversos tamanhos, baldes, andaimes, escadas de serviço, materiais de sucata, madeiras, pneus, vassouras, produtos de limpeza, móveis velhos entre outros materiais.

As gravações e as apresentações utilizarão de iluminação e sonorização devidamente planejada com os técnicos da equipe, o cenário cuidadosamente montado pelo cenógrafo e a equipe de músicos interagindo com o público através da execução de músicas populares, expressão corporal, teatral e dança.

Detalhes Técnicos

Iluminação – Será utilizada iluminação profissional incluindo Canhões, Moving Led, fumaça e lasers adaptados conforme o projeto realizado pelo técnico de iluminação e diretor artístico da Orquestra deSucata.

Equipe de Captação de Áudio – Será utilizado para captação do áudio uma mesa digital de 32canais, equalizadores e aparelhos necessários para a captação individual dos instrumentos e vocais envolvidos no espetáculo. Microfones profissionais para precisão de captação das frequências dos instrumentos musicais alternativos e a presença do técnico de som responsável pela pré-mixagem e masterização dos instrumentos e vocais.

Equipe de Captação de Imagem – Será contratada uma equipe formada por 01 diretor de fotografia e 06 operadores de câmera nas 02 tomadas de gravações previstas, incluindo equipamentos profissionais de captação de imagem em HD, 04 tripés, 01 grua, 01 trilho, tablados e suportes necessários para uma perfeita captação das imagens para este DVD. Após esta etapa o material será entregue para o Editor que realizará a finalização do material, inserção dos créditos e menus.

Designer Gráfico – Ficará responsável pela criação das artes necessárias para as impressões da capa, contracapa e bolacha do DVD em formato padrão.

Leave a Reply